Go to Top

Sobre a Anced

Há 20 anos a Anced/ Seção DCI Brasil se faz presente em 16 estados e no Distrito Federal no Brasil, a partir da ação desenvolvida pelos 31 Centros de Defesa da Criança e do Adolescente – CEDECAs filiados, que unificam-se pela missão de proteção jurídico-social de direitos humanos de crianças e adolescentes. Afirmamo-nos como sujeitos do Sistema de Garantia de Direitos, em especial dos eixos da Defesa e do Controle Social.

Coordenação Colegiada

A coordenação é formada por um colegiado composto de três CEDECAs, eleito pela Assembléia Geral a cada dois anos. Atualmente a coordenação da ANCED 2015/2017 está sob a gestão dos seguintes CEDECAs:

  • Cedeca Rio de Janeiro – RJ
  • Cedeca Maria dos Anjos – RO
  • Gajop – Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares – PE

Conselho Fiscal

A ANCED/Seção DCI Brasil é composta pelo seguinte Conselho Fiscal:

  • Cedeca Limeira – SP
  • Cedeca Pe. Marcos Passerini – MA
  • Cedeca Pé na Taba – AM

Missão

Contribuir para a implementação integral da Política de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, assegurando, em especial, o acesso à justiça para efetivação de seus Direitos Humanos com vistas a um Estado e a uma sociedade democráticos e sustentáveis.

Visão

Ser expressão proativa do coletivo de entidades filiadas, capaz de fortalecer e articular ações comuns referenciais de defesa de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Objetivos

A ANCED tem como objetivo articular e fortalecer a atuação local dos CEDECAs filiados e aumentar o impacto das ações destes Centros de Defesa em nível nacional, buscando assegurar a efetivação do princípio constitucional de prioridade absoluta para os direitos infantojuvenis.

As atividades da ANCED são pautadas pela Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Convenção Internacional sobre Direitos da Criança e demais instrumentos normativos de direitos humanos em nível nacional e internacional.

2 resposta de "Sobre a Anced"

  • joao bosco ribeiro pimentel
    29 de novembro de 2016 - 23:37 Responder

    importante.
    gostaria de fazer parte, criando em meu estado o centro de defesa da criança e do adolescentes

    • joao bosco ribeiro pimentel
      26 de janeiro de 2017 - 13:31 Responder

      estou aguardando contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *