Go to Top

Espaços de Atuação

ESPAÇOS INTERNACIONAIS

 

DCI/DNI

Defence for Children International 

Defence for Children International (DCI) é uma organização não-governamental independente que vem trabalhando na promoção e proteção dos direitos das crianças em nível global, regional, nacional e local por 30 anos.

DCI é representada por meio de suas seções nacionais e dos membros associados em 40 países em todo o mundo, a qual a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED) faz parte. O seu Secretariado Internacional tem sede em Genebra, na Suíça.

O movimento DCI foi fundado em 1979, o Ano Internacional da Criança, em uma época onde poucas estruturas internacionais eram dedicadas a uma abordagem baseada na defesa dos direitos humanos de crianças.

DCI esteve à frente no processo de elaboração e lobby internacional para a adoção da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança e seu trabalho continua a ser incorporado nestes princípios fundamentais.

Destaca-se o reconhecimento do trabalho do DCI como um dos principais defensores da adoção da Convenção e como uma das primeiras organizações a trabalhar com direitos humanos das crianças.

Conheça mais: http://www.defenceforchildren.org

Redlamyc

Red latinoamericana y caribeña por la defensa de los derechos de los niños, niñas y adolescentes (REDLAMYC)

A Rede Latino-Americana e Caribenha de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Redlamyc) é formada por coalizões nacionais de organizações da sociedade civil. Atualmente é constituída por 30 redes nacionais de 24 países abarcando aproximadamente 2500 organizações da sociedade civil em defesa dos direitos da criança e do adolescente, a qual a Anced/ Seção DCI faz parte.

Suas principais linhas de atuação são: incidência nas políticas públicas; participação de adolescentes; vigilância, defesa e exigibilidade de direitos.

ESPAÇOS NACIONAIS

Fórum Nacional DCA

O Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA) tem a missão de garantir a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, por meio da proposição, articulação e monitoramento das políticas públicas e da mobilização social, para construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

O Fórum Nacional DCA vem conquistando, desde o final dos anos 80, reconhecimento e legitimidade diante dos atores sociais que atuam na defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes brasileiros. Atualmente representa aproximadamente mil entidades, entre organizações filiadas, Fóruns e Frentes Estaduais (com suas ONGs filiadas), entre elas, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED) – Seção DCI Brasil.

O Fórum DCA é um espaço democrático da sociedade civil dedicado à articulação e mobilização, sem distinções religiosas, raciais, ideológicas ou partidárias, e aberto à cooperação com instituições nacionais e internacionais.

Sua atuação foi decisiva na mobilização pela aprovação do capítulo da criança e do adolescente da Constituição de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente. O Fórum continua sendo fundamental na mobilização da sociedade e na luta pela efetiva implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Para o Fórum, somente com a sociedade civil exercendo seu papel será possível construir um país que garanta os direitos fundamentais da criança e do adolescente.

Conheça mais: www.forumdca.org.br

Comitê Nacional

Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes surgiu de uma proposta no Encontro realizado em Natal (RN), em junho de 2000, onde foi elaborado o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes foi instalado como uma instância nacional representativa da sociedade, dos poderes públicos e das cooperações internacionais, para monitoramento da implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil . Para os encaminhamentos políticos e operacionais do Comitê Nacional foi criada uma coordenação colegiada composta por 14 membros.

O Comitê Nacional tem a sua missão operacionalizada pela coordenação colegiada, a qual a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED) – Seção DCI Brasil compõem. A coordenação se reúne ordinariamente trimestralmente e pelo funcionamento da secretaria executiva com sede em Brasília (DF). Todos os atos e práticas estão orientados por seu Estatuto, pelo Plano de Trabalho elaborado anualmente pela coordenação colegiada e aprovado pela assembleia geral, bem como pelas decisões tomadas nas reuniões ordinárias e/ ou extraordinárias.

Conheça mais: www.comitenacional.org.br

Fórum Brasiliero de Orçamento

Para o FBO o orçamento é importantíssimo não apenas como peça técnica necessária para o controle social dos gastos públicos, mas principalmente como um instrumento de planejamento e devolução para a sociedade de parte da riqueza produzida pelo trabalho na forma de financiamento às políticas promotoras da justiça social.

A Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED) – Seção DCI Brasil e outras entidades compõem o Fórum lutam para direcionar mais recursos federais às políticas sociais; para ampliar o conhecimento da população sobre os gastos públicos; e, assim, aumentar a participação social no acompanhamento e na pressão por uma execução orçamentária transparente e de fácil entendimento.

O Fórum entende que o crescimento sustentável do País depende de mudanças na política econômica atual.

Conheça mais: http://www.forumfbo.org.br

Fendh

O Fórum Nacional de Entidades Nacionais de Direitos Humanos (FENDH) é uma instância aberta à participação de todos/as e apoia atividades de entidades de direitos humanos no Brasil e no exterior, na defesa da democracia, das liberdades, e das garantias de vida digna. Seu objetivo é de fortalecer as redes, fóruns, articulações e entidades que lutam pelos direitos humanos.

Em 2011, a Anced/ Seção DCI Brasil filia-se ao FENDH, com objetivo de se fazer presente nesse espaço de mobilização e articulação defendendo os direitos humanos de crianças e adolescentes.

O FENDH é uma instância independente de governos e partidos, portanto, atua junto aos seus interlocutores manifestando posicionamentos críticos, independentes e sempre voltados ao desenvolvimento do conceito de direitos humanos econômicos, sociais, culturais e ambientais e à aplicação real e à exigibilidade dos direitos.

Conheça mais: http://www.direitos.org.br

Rede Não Bata, Eduque

A Campanha Não Bata, Eduque é uma iniciativa da Rede Não Bata Eduque e tem como objetivo desenvolver ações de mobilização social promovendo uma reflexão sobre o uso dos castigos físicos e humilhantes. Sua ação se dá através da conscientização da sociedade sobre o direito das crianças terem sua dignidade e integridade física respeitadas, com uma educação livre de violência e baseada em estratégias disciplinares positivas.

Para atingir este objetivo a Campanha trabalha com um enfoque positivo e não culpabilizador dos pais, ou seja, reconhecendo que a educação dos filhos é uma tarefa difícil e complexa para a qual propõe formas educativas que não utilizam a violência física e psicológica e que promovem o desenvolvimento físico, emocional e social dos filhos de forma saudável e participativa.

Conheça mais: www.naobataeduque.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *