Política

Moradores recorrem a vereadores para pedir ajuda

janeiro 31, 2020

As reivindicações dos moradores do conjunto Green Ville, no bairro Paraviana, levaram os vereadores da Câmara Municipal a formalizarem uma audiência pública no local. Os residentes exigem que a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER), transfira para outro local a obra de uma elevatória que está sendo construída no local.

O autor do requerimento que resultou na audiência, O vereador Dunga (PRTB) foi o autor do requerimento que promoveu a audiência. O parlamentar foi procurado pelos representantes da Associação dos Moradores do Green Ville.

O temor das famílias que vivem no Green Ville é de que em pouco tempo, a obra se transforme em uma fossa. E elas sejam obrigadas conviver com o mau cheiro e problemas como, doenças e outros transtornos.

Engenheiro garante qualidade na obra

O engenheiro responsável pelo projeto, Dione Shinohara, garantiu que a estação vai ter um moderno sistema lacrado e filtragem de odor. O projeto foi criteriosamente estudado para evitar os problemas listados pelos moradores. Segundo ele, não há motivos para tanta preocupação. O tratamento do esgoto não será feito na elevatória, mas na lagoa de estabilização.

Vamos cair em campo para definir uma área adequada para não afetar esses moradores. Os representantes do conjunto Green Ville vão nos acompanhar. Faremos uma prévia avaliação técnica do local escolhido, onde será feita a elevatória”, explica “Os dejetos vão parar na lagoa de estabilização”.

O engenheiro disse também que até o momento não houve embargo referente à obra “Estamos uma conciliação com os moradores para ninguém sair prejudicado”, afirma. Segundo Dione, a permanência dos dejetos será de 30 minutos. A elevatória ficará interligada com a CAER, com monitoramento de 24 horas.

Parlamentares se comprometem com moradores

Os vereadores, mais o presidente em exercício da Câmara, Pelé (PDT), os vereadores Joziel Vanderlei (PSDB), Rosival Freitas (PSC), Mário Márcio (PRP) e Manoel Neves (PRB), declaram apoio aos moradores. Apesar de ser uma obra estadual, os parlamentares se comprometeram com as famílias do conjunto para dar continuidade no diálogo em busca de um consenso.

Josiel disse que é morador do bairro e foi convocado para participar da audiência pública. De acordo com o parlamentar, tem de se fazer o possível ara que a estação de tratamento não fique em igual do bairro Brigadeiro.

Vamos exigir no projeto recursos técnicos que não prejudiquem esse local. Nem que for preciso arrumar outro local distante. Este ano ocorreu uma enchente no conjunto, e vimos como tudo ficou. Se for necessário, vamos pedir verba dos deputados federais para ser feito uma obra de qualidade”, declara Josiel.

Dunga e Pelé ressaltaram que reconhecem a importância da elevatória, mas admitem que os responsáveis pela obra precisam realmente dar provas concretas de que as famílias, no futuro, não vão ter os problemas.Moradores de outros bairros onde há elevatórias causando sérios transtornos, prejuízos e outros problemas.

Na tarde de ontem, engenheiros responsáveis saíram em campo, junto com representantes do conjunto Green Ville, para definir um local, onde será construída a elevatória. Na audiência, foi formada uma Comissão, em que estão os vereadores Josiel Vanderlei e Dunga, representantes do bairro, Caer, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e engenheiros responsáveis pela obra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *